Sistema VRF
Fluxo de Variação Variável
Uma tecnologia capaz de controlar a quantidade de refrigerante destinada a cada unidade interna ou evaporadora de acordo com a demanda dos ambientes. Permite a utilização de várias unidades internas de diferentes capacidades e tipos para uma única unidade externa ou conjuntos de unidades externas.
O SISTEMA VRF se encaixa na maioria das aplicações para conforto, vem sendo muito utilizado em prédios comerciais, residências de alto padrão, universidades, escolas, prédios históricos onde a fachada deve ser preservada, hotéis onde há grande vantagem pelo baixo consumo de energia em cargas parciais, bancos e consultórios médicos.
Comparado ao Split convencional, há redução do espaço externo, o VRF não necessita de diversas condensadoras, não afetam a fachada ou projeto arquitetônico e tem uma enorme vantagem no consumo de energia.
O VRF chega a reduzir 40% do consumo de energia quando comparado aos sistemas convencionais. Graças à tecnologia inverter, que faz com que o compressor trabalhe apenas o necessário, variando sua potência para a demanda requerida. Enquanto os sistemas convencionais têm rotação fixa nos compressores, independentemente da variação da demanda dos ambientes, trabalham na mesma potência, acarretando um gasto desnecessário de energia.
É possível que um sistema VRF funcione parcialmente sem todas as evaporadoras instaladas (há um limite de 50% de unidades conectadas), prevendo a instalação futura ou conforme a ocupação dos ambientes, para isso, é necessário utilizar válvulas de serviço na extremidade dos tubos para no momento da instalação evitar o recolhimento do gás refrigerante, desidratação do sistema e recarga de gás refrigerante.